quarta-feira, 15 de abril de 2015

Governo anuncia instalação de cozinha comunitária em Cajari


Como parte das ações do Mutirão ‘Mais IDH’ o Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou, na segunda-feira (13), um dia de ações com o poder público, sociedade civil organizada e a população do município de Cajari, distante 200 km da capital maranhense.

Na ocasião, o secretário da Sedes, Neto Evangelista, anunciou a instalação de uma cozinha comunitária no município, ainda este ano. O espaço vai fornecer até 500 refeições por dia para a comunidade em situação de vulnerabilidade social, desde que estejam inscritas no Cadastro Único, o mesmo cadastro que permite o acesso da população aos programas sociais do governo federal.

“O Maranhão é o estado com a pior situação do país em relação à insegurança alimentar. Por isso, o nosso objetivo é transformar essa realidade e oferecer alimentação adequada aos maranhenses, além de promover a conscientização sobre a necessidade de alimentar-se bem todos os dias”, destacou Neto Evangelista.

O secretário acrescentou que a importância da instalação das cozinhas comunitárias enquanto equipamentos sociais se justificam pelo conjunto de serviços que serão oferecidos além das refeições. “As cozinhas comunitárias ofertarão capacitação culinária, atendimento nutricional, psicológico e de assistência, além de atividades físicas e culturais. Será um espaço de verdadeiro fortalecimento da política de segurança alimentar no município, tudo em conformidade com as orientações do governador Flávio Dino”, frisou.

Além das ações de segurança alimentar, a Secretaria de Desenvolvimento Social levou à Cajari novidades sobre a assistência social para o município, informações sobre programa Mais Bolsa Família Escola, que será executado pelo governo do Estado, e ações estruturantes que impactam diretamente no desenvolvimento social do município e na busca contínua pela superação da extrema pobreza e dos baixos Índices de Desenvolvimento Humano, que incluem Cajari no Plano de Ações ‘Mais IDH’.

Por meio de ações do governo do Estado, o município receberá,ainda neste ano, um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), cujas obras estão em fase de acabamento e serão instalados Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água e kits sanitários. Com recursos do Programa Mais Bolsa Família Escola, lançado pelo governador Flávio Dino, os beneficiários receberão cerca de R$ 300 mil, que deve circular na economia do município em janeiro de 2016.

Para o prefeito de Cajari, Joel Dourado, a reunião com a secretaria de Desenvolvimento Social e todas as ações desenvolvidas no município a partir do Mutirão ‘Mais IDH’ garantem esperança aos maranhenses. “Nós estamos à disposição do governo do Estado, como braço forte, para efetivar a política pública em nível local em Cajari. Estamos muito motivados com as novidades trazidas pela secretaria de Desenvolvimento Social, porque elas convergem com as ações que temos efetivado no município. Com a força do governo, acreditamos em tempos melhores para Cajari”, disse o gestor municipal.

Participaram do evento o Comitê Municipal do ‘Mais IDH’, composto por poder público e sociedade civil, secretários municipais, profissionais da saúde, educação, assistência social, representantes de sindicatos, funcionários públicos municipais, além da equipe da Sedes, composta por técnicos da assistência social, segurança alimentar, renda e cidadania, gestão do Programa Bolsa Família e inclusão socioprodutiva
 
blog do Walney Batista.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário